Projeto


O C.TLCA – Curso Tecnologias Livres na Criação Artística é um projeto de formação e difusão do uso das tecnologias livres e/ou baratas na criação artística, que busca fomentar entre artistas, técnicos, pesquisadores e estudantes, a liberdade e autonomia na produção artística mediada por tecnologias digitais e eletrônicas, através da utilização de ferramentas de software e hardware livres e/ou baratas e de grande potencial.

Para isso, realizamos uma série de ações convergentes:

  • curso e oficinas sobre criação e utilização de ferramentas de software e hardware livres e/ou baratos para produção artística multilinguagens;
  • produção de vídeo-aulas sobre as ferramentas e técnicas apresentadas nas atividades de formação;
  • promoção de mostras públicas dedicadas à produção artística através das tecnologias discutidas direta ou indiretamente nas atividades de formação; e
  • organização de conteúdos relativos aos temas tratados (ferramentas livres, tutoriais, bibliografia, referências artísticas, etc.).

Equipe

Somos uma equipe multidisciplinar. Artistas, educadores e produtores com vivências e experiências profissionais distintas que se organizam em função das ações que vamos desenvolver. Conheça um pouco sobre a nossa equipe!

Bruno Rohde • Concepção, Coordenação Geral e Professor

Foto: Alex OliveiraMúsico, artista visual e programador, atualmente se dedica à produção artística multilinguagens com softwares e hardwares livres e a atividades de educação. Pesquisa e desenvolve softwares e interfaces físicas com tecnologias livres para composição e interatividade em performances das diversas linguagens artísticas. Integrante dos projetos Se Senão, Música Móvel e Arrastão Visual. (brunorohde.wordpress.com)

Cristiano Figueiró • Professor

Foto: Paloza CersosimoMúsico, compositor e professor do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua principalmente com composição musical, música computacional, composição eletroacústica, performance musical e arte interativa. Coordena o desenvolvimento de aplicativos musicais no projeto Música Móvel. Integrante dos projetos Se Senão e Arrastão Visual.    (cristianofigo.wordpress.com)

Thayná Mallmann • Gestão, Produção e Comunicação

Foto: Alex OliveiraGestora e Produtora Cultural, atua a mais de 10 anos em Salvador – BA na concepção, gestão, captação de recursos e produção de projetos ligados a arte contemporânea. Em parceria com artistas e instituições culturais, realizou projetos em áreas como música, artes visuais, audiovisual, teatro, dança, cultura digital e educação. Durante cinco anos trabalhou na gestão pública de cultura, integrando a equipe de criação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (2007-2011) e atuando com temas como desenvolvimento territorial, participação social e fomento à cultura. (thaynamallmann.wordpress.com)

Colaboradores C.TLCA 2016: Jan Cathalá, José Balbino, Xandy Csl (Carlos), Jean Souza, Priscila Rodrigues e Clarice Machado.

Colaboradores C.TLCA 2014: Alexandre Rangel (Brasília/DF), Enrique Franco (Bogotá/COL), Fernando Krum (Porto Alegre/RS), Glerm Soares (Curitiba/PR), Jan Cathalá, José Balbino, Patrícia Bssa, Alex Oliveira, Tatiana Trad, Isaac Souto, Priscila Rodrigues, Caetano Britto, Diogo Navarro e Luísa Saad (Salvador/BA).


2 respostas para Projeto

  1. Toni Link disse:

    Acabei de encontrar as vídeo aulas no Youtube, considerei um achado e tanto. Eu uso Ardour pra produzir música e pretendo em breve aprender Pure Data.
    Muito obrigado pelo material postado.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário