Oficinas 2016


ctlca_geraldigital

Oficina de produção musical com softwares livres

Oficina de caráter principalmente prático, com produção orientada todos os dias e culminando numa jam final, com ênfase na criação musical em tempo real, na performance, na ludicidade sônica, e nas experiências imersivas que caracterizam cenários sonoros de jogos e filmes. Serão apresentados o histórico da música e dos instrumentos eletrônicos e digitais, suas diversas aplicações contemporâneas, as bases técnicas da música eletrônica (síntese, sampleamento, processamento de sinal, sequenciamento, notações, algoritmos, etc.). Conduziremos práticas com ferramentas diversas de performance e composição, para familiarização com gestos e possibilidades estéticas.  Serão abordados aspectos fundamentais da produção em DAWs (Digital Audio Workstations), como roteamento de sinal digital, gravação, mixagem e finalização de arquivos. Também será abordada a utilização de interfaces físicas variadas para controle de parâmetros e gestos sonoros nos softwares utilizados.

Softwares livres que serão apresentados/utilizados:

A oficina não exige conhecimento prévio nos softwares livres que serão apresentados. Apresentamos aos participantes os equipamentos que compõem um estúdio de produção musical e disponibilizamos notebooks, para uso compartilhado, com todos os programas que serão utilizados. Estimulamos o uso do sistema operacional livre GNU/Linux KXStudio, que pode ser instalado em paralelo ao Windows. No KXStudio a maioria dos softwares livres utilizados na oficina já vem no pacote de instalação.

Recomendamos que os participantes da oficina levem seus notebooks e fones de ouvido para as aulas (não é obrigatório). Se for do interesse do participante, durante as aulas realizamos a instalação do sistema operacional e, para isso, sugerimos que seja feito backup dos arquivos do notebook, por segurança. Também desenvolvemos um tutorial de instalação do GNU/Linux KXStudio  disponível aqui.


Público

Artistas, técnicos, pesquisadores, estudantes e interessados em música eletrônica, jogos eletrônicos, cinema e outras aplicações do áudio digital que tenham potencial para desencadear processos criativos posteriores.


Professores

_ Bruno Rohdebrunorohde.wordpress.com  •  soundcloud.com/brunorohde

Foto: Alex OliveiraMúsico, programador, artista visual e multiplicador de conhecimentos. Coordenador do C.TLCA, atualmente se dedica à produção artística multilinguagens com softwares e hardwares livres e a atividades de educação. Pesquisa e desenvolve softwares e interfaces físicas com tecnologias livres para composição e interatividade em performances das diversas linguagens artísticas (códigos disponíveis em github.com/brunorohde). Atuou como professor substituto na Área de Concentração em Artes e Tecnologias Contemporâneas no IHAC/UFBA (cursosihac.wordpress.com). Contemplado nos editais Calendário das Artes/FUNCEB com o projeto Re-Cine Escape (2013), e Culturas Digitais e Agitação Cultural da SECULT/BA com o projeto C.TLCA – Curso Tecnologias Livres na Criação Artística (2014 e 2016). Integrante dos projetos Música Móvel (2014), Arrastão Visual (2015) e Se Senão. Foi membro (2011-2013) do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual (GP Poética – PPGAC/IHAC/UFBA). É Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – Pós-Cultura/UFBA. Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFSM-RS.  Acesse aqui o Currículo Lattes.

_ Cristiano Figueirócristianofigo.wordpress.com  •  soundcloud.com/cristianofigo

cristiano_foto-alexoliveiraProfessor Adjunto I no IHAC/UFBA e Coordenador da Área de Concentração em Artes e Tecnologias Contemporâneas. Doutor em Composição Musical pela UFBA, possui Mestrado em Música pela UFG (2005) na linha Composição e Novas tecnologias e Graduação no Bacharelado em Música – Violão pela UFSM (2003). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música computacional e composição eletroacústica, performance musical e Arte Interativa. Tem publicado os resultados de sua pesquisa em diversos eventos nacionais de pesquisa em música. Participou na gravação do Cd “In itinere” com o grupo da música eletroacústica da UFG, no Cd “Compositores da BAHIA”. Em 2008 recebeu o 1º Prêmio no Concurso Nacional de Composição “Ernst Widmer” com a peça “Canela-Gamboa” para violão solo. Participou do Pontão de Cultura Juntadados atuando em projetos de Cultura Digital. Ganhou o Prêmio Interações Estéticas 2010 com o Projeto ” Samba e raiz Africana no Rio Grande do Sul “. Coordenou em 2014 o projeto “Música Móvel” desenvolvendo aplicativos para criação sonora com software livre. Acesso aqui o currículo lattes.

_ Jan Cathalásoundcloud.com/anartistas

Foto: Alex OliveiraFormado em Ciência da Computação 2010 – Faculdade Ruy Barbosa (Salvador/BA), pesquisa e desenvolve projetos, protótipos e produtos de hardware e software relacionados a IHC, visão computacional, reconhecimento de gestos, superfícies tangíveis, novas mídias, sistemas interativos. Desenvolve mesas interativa multitoque de baixo orçamento, compõe projetos para cenário virtual usando recursos de vídeo mapping, sensores óticos e linguagem de programação visual. Desenvolvedor web, auxilia e produz sistemas de gerenciamento de conteúdo para websites. Coordenador do projeto Arrastão Visual – oficinas de edição de vídeo, processamento de imagem em tempo real e técnicas de vídeo mapping mediados por softwares livres para estudantes de escolas públicas. Atualmente dedica­‐se à desenvolver aplicativos musicais para dispositivos móveis e à produção de música eletrônica.  Lançou em 2015 o EP Mudan – Anartistas, pelo selo Alrevés, de São Paulo. Integrante da Voxel Design, do Coletivo UNDERGOMES e do grupo Se Senão.



Agenda

_ Oficina de Produção Musical com Softwares Livres [Alagados]

  • Datas: 20 a 23 de abril
  • Horário: 14h às 19h
  • Local: Espaço Cultural Alagados, Rua Direita do Uruguai, Uruguai
  • Inscrições: 11 a 16 de abril

_ Oficina de Produção Musical com Softwares Livres [Plataforma]

  • Datas: 18 a 21 de maio
  • Horário: 14h às 19h
  • Local: Centro Cultural Plataforma, Praça São Braz, s/n, Plataforma
  • Inscrições: 04 a 14 de maio

_ Oficina de Produção Musical com Softwares Livres [Brotas]

  • Datas: 27 a 30 de junho
  • Horário: 14h às 19h
  • Local: Cine Teatro Solar Boa Vista, Parque Solar Boa Vista de Brotas – Engenho Velho de Brotas
  • Inscrições: 13 a 17 de junho

Ficha Técnica

_ Coordenação Geral / Bruno Rohde

_ Professores / Bruno Rohde, Cristiano Figueiró e Jan Cathalá

_ Produção e Comunicação / Thayná Lima

_ Assistente de Produção / José Balbino

_ Mobilizadores Locais /Xandy Csl, Jean Souza e José Balbino

_ Vídeo Tutoriais / Bruno Rohde

_ Vídeo Documentário / Priscila Rodrigues

_ Identidade Visual / Clarice Machado

_ Marca / Diogo Navarro

_ Parceiros /

MARCA - EC ALAGADOS-05MARCA - CC PLATAFORMA-02MARCA - CT SOLAR BOA VISTA-02Marca_DEC-05

_ Apoio Financeiro /

marca_fundodecultura_horizontal_p&b

Anúncios