Conheça o software livre [ARRAST_VJ]

[ARRAST_VJ] é um software livre para criação audiovisual que possibilita a manipulação em tempo real de clipes de vídeo (com áudio), imagens e câmeras, e também a criação de composições interativas, que podem ser armazenadas, reproduzidas e exportadas. Inclui módulo de aplicação de efeitos, recursos de mixagem (modo MIX) e mapeamento 2D (modo MAP), além de uma interface de comunicação OSC para integração com outros softwares e hardwares, tudo em uma plataforma de código aberto. Desenvolvido em Pure Data, é compatível com os principais sistemas operacionais.

Criado por Bruno Rohde, um artista e programador que trabalha no cruzamento entre composição em áudio e vídeo, performance e design de instrumentos, o [ARRAST_VJ] foi desenvolvido com a finalidade de ser uma ferramenta útil para profissionais, porém simples, leve em processamento e bem apresentado para utilização em contextos didáticos variados. O seu código foi amplamente comentado pelo desenvolvedor, possibilitando a participação de outras pessoas interessadas em programação no desenvolvimento futuro da ferramenta e também ampliando os repositórios de material disponível para pesquisa sobre criação de softwares livres para produção artística.

No www.arrastvj.org você pode baixar o software e o Manual do Usuário, assim como conhecer mais sobre o seu processo de criação. O projeto de desenvolvimento, documentação e divulgação da segunda versão do [ARRAST_VJ] contou com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Edital Culturas Digitais 2016, do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

BRUNO ROHDE

Músico, artista visual e programador. Flutua entre a música eletrônica, arte sonora e performance audiovisual (live visuals, live cine). Pesquisa e desenvolve softwares e interfaces físicas com tecnologias livres para composição e interatividade em performances e instalações. Idealizador do projeto C.TLCA: Curso Tecnologias Livres na Criação Artística (2014 e 2016) e integrante do grupo Se Senão (desde 2014). Lançou pelo selo Sattvaland Records o álbum solo brnrhd (2017). Mestre em Cultura e Sociedade pelo Pós-Cultura/UFBA e graduado em Comunicação Social pela UFSM/RS. www.brunorohde.wordpress.com

Anúncios

Sobre C.TLCA: Curso Tecnologias Livres na Criação Artística

O Curso Tecnologias Livres na Criação Artística é um projeto de formação e difusão do uso das tecnologias livres e/ou baratas na criação artística.
Esse post foi publicado em Links e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s