Produção musical com softwares livres é tema de oficinas em Salvador

Alagados, Plataforma e Brotas farão parte do circuito de oficinas do C.TLCA – Curso Tecnologias Livres na Criação Artística

ctlca_geraldigital

Artistas, técnicos, pesquisadores, estudantes e interessados em música eletrônica, jogos eletrônicos, cinema e outras aplicações do áudio digital, terão a oportunidade de participar de oficinas gratuitas voltadas à produção musical com softwares livres. Realizadas de abril a junho em Alagados, Plataforma e Brotas, as oficinas buscam fomentar a autonomia e a liberdade na utilização das tecnologias digitais e eletrônicas para criação artística.

As oficinas do C.TLCA – Curso Tecnologias Livres na Criação Artística têm um caráter principalmente prático, com produção orientada todos os dias e culminando numa jam final, com ênfase na criação musical em tempo real, na performance, na ludicidade sônica, e nas experiências imersivas que caracterizam cenários sonoros de jogos e filmes. Para isso, um laboratório de experimentação e criação será montado, proporcionando aos participantes uma imersão no processo de produção musical com softwares livres.

A primeira oficina será realizada no Espaço Cultural Alagados, de 20 a 23 de abril, das 14h às 19h, e as inscrições podem ser feitas através do blog ctlca.wordpress.com. Em maio o Centro Cultural Plataforma recebe a atividade e, em junho, encerramos o circuito de oficinas no Cine Teatro Solar Boa Vista. O C.TLCA foi contemplado no edital Agitação Cultural e conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

 Saiba mais /

_ Oficina de Produção Musical com Softwares Livres

Na oficina de produção musical com softwares livres serão apresentados o histórico da música e dos instrumentos eletrônicos e digitais, suas diversas aplicações contemporâneas, as bases técnicas da música eletrônica (síntese, sampleamento, processamento de sinal, sequenciamento, notações, algoritmos, etc.); serão conduzidas práticas com ferramentas diversas de performance e composição e abordados aspectos fundamentais da produção em DAWs (Digital Audio Workstations), como roteamento de sinal digital, gravação, mixagem e finalização de arquivos; também será abordada a utilização de interfaces físicas variadas para controle de parâmetros e gestos sonoros nos softwares utilizados; e por fim será realizado um encontro sonoro (jam) entre os participantes, utilizando os recursos abordados e os materiais produzidos.

_ Professores

Foto: Alex OliveiraBruno Rohde é músico, programador, artista visual e multiplicador de conhecimentos (professor, oficineiro). Coordenador do C.TLCA, atualmente se dedica à produção artística multilinguagens com softwares/hardwares livres e a atividades de educação. Pesquisa e desenvolve softwares e interfaces físicas com tecnologias livres para composição e interatividade em performances das diversas linguagens artísticas. Integrante dos projetos Se Senão, Música Móvel e Arrastão Visual. (brunorohde.wordpress.com)

Foto: Alex OliveiraCristiano Figueiró é músico, compositor, programador e professor do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Atua principalmente com composição musical, música computacional, composição eletroacústica, performance musical e arte interativa. Coordena o desenvolvimento de aplicativos musicais no projeto Música Móvel. (cristianofigo.wordpress.com)

Foto: Alex OliveiraJan Cathalá é músico, programador e produtor cultural. Desenvolve projetos, protótipos e produtos de hardware e software relacionados a IHC, visão computacional, reconhecimento de gestos, superfícies tangíveis, novas mídias, sistemas interativos. Coordenador do projeto Arrastão Visual. Atualmente dedica-se ao desenvolvimento de aplicativos musicais para dispositivos móveis e à produção de música eletrônica. Lançou em 2015 o EP Mudan – Anartistas, pelo selo Alrevés.

_ C.TLCA: Curso Tecnologias Livres na Criação Artística

O C.TLCA – Curso Tecnologias Livres na Criação Artística é um projeto de formação e difusão do uso de tecnologias livres e/ou baratas na criação artística, que busca fomentar entre artistas, técnicos, pesquisadores e estudantes a autonomia e a liberdade na utilização das tecnologias digitais e eletrônicas. A primeira edição foi realizada em 2014, com um amplo curso que abordou temas como áudio, vídeo, interfaces, composição e produção. Como suporte pedagógico aos participantes e demais interessados, o projeto conta com um blog (ctlca.wordpress.com) de documentação das ferramentas apresentadas e/ou desenvolvidas durante as atividades de formação, além de tutorais, vídeo-aulas e uma lista links de conteúdos relativos aos temas abordados.

Serviço /

_ Oficina de Produção Musical com Softwares Livres [Alagados]

  • Datas: 20 a 23 de abril
  • Horário: 14h às 19h
  • Local: Espaço Cultural Alagados, Rua Direita do Uruguai, Uruguai
  • Inscrições: 11 a 16 de abril no blog ctlca.wordpress.com

_ Oficina de Produção Musical com Softwares Livres [Plataforma]

  • Datas: 18 a 21 de maio
  • Horário: 14h às 19h
  • Local: Centro Cultural Plataforma, Praça São Braz, s/n, Plataforma
  • Inscrições: 09 a 14 de maio no blog ctlca.wordpress.com

_ Oficina de Produção Musical com Softwares Livres [Brotas]

  • Datas: 15 a 18 de junho
  • Horário: 14h às 19h
  • Local: Cine Teatro Solar Boa Vista, Parque Solar Boa Vista de Brotas – Engenho Velho de Brotas
  • Inscrições: 06 a 11 de junho no blog ctlca.wordpress.com

Anúncios

Sobre C.TLCA: Curso Tecnologias Livres na Criação Artística

O Curso Tecnologias Livres na Criação Artística é um projeto de formação e difusão do uso das tecnologias livres e/ou baratas na criação artística.
Esse post foi publicado em C.TLCA • 2016 e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Produção musical com softwares livres é tema de oficinas em Salvador

  1. MARCELO BISPO ALVES SANTOS disse:

    Muito bom esse projeto

    Curtir

  2. João Miller disse:

    Bom dia estou com problema no meu PC causado pelo kxstudio na hora instalação do sistema operacional kxstudio 14.04 , ,sem utilizando um pem drave meu Windows não ligar meu PC tbm não sair da página principal do kxstudio , como eu resolvo isso ?tenho imagens e vídeo do problema..

    Curtir

    • Oi João, não sei se entendi bem o problema, mas se você seguiu o tutorial, parece que depois da instalação do KXStudio via pendrive, você não alterou a ordem do boot para o HD novamente, então o sistema tenta dar o boot pelo pendrive e não consegue. Entre na UEFI e altere a ordem de boot para que o HD fique em primeiro lugar. Lembrando que o KXStudio é uma versão do Ubuntu 14.04, então se tiver problemas você pode procurar sobre instalação dual boot do Ubuntu no Google, pois todos os problemas comuns estão documentados. Lembrando também que instalação de Sistema Operacional é uma tarefa com relativo risco, e deve ser feita com cuidado por alguém preparado ou disposto a aprender. O primeiro passo é sempre fazer um backup, por que em caso de problemas, você pode reinstalar seu sistema inicial. Espero ter ajudado, abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s