usr/maquinaX/compartida~

Performance dos professores do curso, Bruno Rohde e Cristiano Figueiró.

 
guitarra, puredata e televisão aberta
Bruno Rohde e Cristiano Figueiró
MAB: Música de Agora na Bahia, jul. 2012.
 

 

escaleta, guitarra, softwares e interfaces customizadas
Bruno Rohde, Cristiano Figueiró, Fernando Krum e Felipe Florentino
Digitália, fev.2012.
 

O objetivo da performance é proporcionar ao público uma experiência de reapropriação e ressignificação de elementos de nossa cultura audiovisual compartilhada, cotidiana, senso-comum. O trabalho de recorte, mixagem, aplicação de efeitos sobre elementos de áudio e vídeo inicialmente reconhecidos, pertencendo ao imaginário sócio-cultural comum entre artistas e público (televisão, rádio, internet, televendas etc.), transforma-os de múltiplas maneiras, deslocando seu sentido para uma nova narrativa, da qual o resultado final depende da atuação em tempo real dos artistas. O público é levado a uma imersão em ambiente saturado de áudio e vídeo, no qual as informações com que é (sobre)alimentado cotidianamente desprendem-se de seus significados originais, e adquirem um novo senso de liberdade. A proposta é estimular uma reflexão individual e coletiva a respeito da apropriação e da propriedade dos elementos simbólico-culturais veiculados nos grandes meios de comunicação contemporâneos. Essa performance é feita em cima de programas de computador desenvolvidos pelos próprios artistas em Pure Data (pd), que é uma linguagem de programação gráfica, orientada ao objeto e com licenciamento GPL, sendo uma das mais bem sucedidas comunidades de desenvolvimento de software livre.

Anúncios

Sobre C.TLCA: Curso Tecnologias Livres na Criação Artística

O Curso Tecnologias Livres na Criação Artística é um projeto de formação e difusão do uso das tecnologias livres e/ou baratas na criação artística.
Esse post foi publicado em Artistas - áudio, Artistas - imagem e vídeo, Professores e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s